Como cuidar dos seus calçados - parte um

E nessa onda de posts utilitários, vamos atender ao pedido de uma leitora que foi feito meses atrás, Vanessa Vilela.
Estávamos começando o Verão, e as sandálias anabelas de corda invadiam as lojas. Foi então que Vanessa me perguntou qual a melhor maneira de conservá-las.. E ai resolvi pesquisar como fazer com os principais tipos de alpercatas e trazer aqui para vocês.

Esse post serve para todo mundo, mas acredito que ele seja um help principalmente pras amigues baladeiras. Só Deus sabe como nossos sapatinhos (e pés também!) chegam depois de uma noite inteirinha sassaricando né?!

Antes de começar, vos suplico: se vai para uma festa em que você sabe que vai ter de se jogar no poeirão, paralelepípedos, e, quiçá, lama, pelamordi, não vai com aquela alpercatinha lindinha de camurça, corda ou tecido não né?! Tenha juízo e se jogue no couro, ele aguenta!

Aqui vão umas dicas para manter seus calçados lindos por mais tempo:

1) Sempre, antes de guardá-los, limpe-os. Pois se você os guardar sujos, as chances de se desenvolver fungos que danificam os calçados crescem exponencialmente.

2) Evite usar o mesmo par de sapatos durante dias seguidos, recomenda-se deixá-lo respirar por, no mínimo 24 horas.

3) Após a utilização de um par, limpe-os com pano seco e deixe-os tomar um pouco de ar fresco (na área de serviço né colhegas?!)

4) Para não correr nenhum risco de o sapato mofar ou "cultivar" aquele chulézinho, é só colocar papel higiênico dentro dele (parecido com o que fazem nas lojas), assim a umidade é combatida e os riscos do sapato deformar diminuem.

5) O mais recomendável é guardar as alpercatinhas em saquinhos de flanela (também podem ser de TNT). Nunca se deve guardar em sacos plásticos, e se preferir guardar em caixas (apesar de não ser recomendado), faça furos nela, para que o calçado possa "respirar".



dica esperta: Ainda preocupada com a umidade, o mofo e coisa e tal? Don't worry! Coloca na sapateira sachês de raspa de cedro ou cravo (que ainda deixam um cheirinho bom..), ou então embrulhar dois comprimidos do nosso velho amigo Sonrisal em papel alumínio, e coloca no fundo da sapateira. Pronto, problema resolvido.

- E como tratar bem minha sandália de COURO?

Ce foi para aquela baladex toppéer mas em compensação chegou em casa com a sandália acabada?
+ Para começar, se ele é de couro claro e está manchado, tente remover as manchas esfregando sobre ela um pedaço de batata crua! (você não leu errado, é isso mesmo, batata crua!)
+ Antes de tentar dar brilho, limpe-os com uma flanela seca ou com uma escova com cerdas duras (se isso não funcionar, umedeça bem pouquinho a flanela e depois deixe-os secando à sombra). 

O sapato tá limpinho? É hora de hidratá-lo e dar brilho, para ficar com cara de novo por mais tempo.
+ A forma mais comum é utilizar a graxa, que consegue tanto dar brilho como hidratar (para que ele não rache).. Mas como nossos sapatos são bem “coloridos”, é mais prudente a utilização de pomadas próprias para este fim.
- Na Sapataria do Futuro tem produtos específicos para isso, e aqui em Natal a loja fica no Shopping Cidade Jardim.
+ Tá sem grana, mais lisa que bumbum de neném, na pindaíba? Usa hidratante corporal, ele evitará o ressecamento e dará brilho ao couro. Além dele, o óleo de linhaça também serve direitinho.
- Nos dois casos é só umedecer uma esponja com o material e passar no calçado. Em seguida remove-se o excesso e lustra-o com uma flanela seca.
+ Ih, choveu e molhou a alpercatinha? Deixe-a secar naturalmente, e se o couro for de cor clara, umedeça a peça por igual, e deixe-a secar, sempre à sombra.


É muita informação né galhere? Então vou deixar os cuidados específicos para os outros tipos de calçados para um próximo post ok?! Prometo que ele vem logo.




Foto: Reprodução

Um comentário:

  1. Amei o post e a dedicatoria heim Miguis.. so faltou uma diquinha.. e a camurça?!?! :)

    Bjus, Vanessa Vilela

    ResponderExcluir